morangomania
Não posso deixar de escrever sobre o que me deparei hoje no jornal. transcrevo aqui o que se pode ler online:´
"Crianças de várias escolas em todo o país têm sido afectadas por alergias, com sintomas que incluem comichão, erupção cutânea e vermelhidão nos braços, problemas que, contudo, não têm afectado professores nem pessoal não docente.
Para o psiquiatra Daniel Sampaio, os pais devem falar com os filhos, caso se comprove que as supostas alergias que vêm afectando algumas crianças e jovens resultam da imitação de comportamentos das personagens da série juvenil “Morangos com Açúcar”."
Isto é no mínimo surreal. Como podem as crianças estar de tal maneira envolvidas no mundo da ficção que sejam (tão) afectadas psicologicamente?
Partindo do princípio que este problema só tenha afectado crianças, julgo que uma destas duas opções é válida: a primeira é que simplesmete as crianças imitam os comportamentos que vêm na televisão (mas é estranho que seja em várias escolas). A segunda opção, e mais séria, é que vivam de tal modo absorvidas na ficção, que psicologicamente estejam afectadas por ela. Não sendo intencional, elas sentem que os sintomas que vêem na tv sejam delas também.
Penso que nao é preciso me alongar mais para fazer ver que se trata de um assunto de extrema importância. Deve servir, mesmo que não se prove um efeito directo, para que a televisão tome mais consciência no efeito que pode ter no seu público, ainda mais quando este é bastante vulnerável.
propósito da foto: tem de se ter consciência de que o que se dá é bom e benéfico para quem nos dirigimos.
1 Comments:
Bem Sara concordo perfeitamente com o que escrveste e digo mais, numa opinião muito pessoal, a televisão tem-se tornado um MONSTRO manipuladore de ideias e sociadades.
Pura lavagem cerebral!!!
Enviar um comentário
<< Home