terça-feira, maio 30, 2006

portugal sempre

Não posso deixar de escrever sobre a grande vaga de patriotismo que podemos observar nesta altura. E levanto uma questão (para que se reflicta sobre isso): o que move esta multidão (ou massa)? opções: Portugal ou Futebol?
Portugal está presente sempre; Futebol (selecção portuguesa) só no Euro ou no Mundial. Manifestações destas (bandeiras nas janelas, gritos por Portugal, etc) só no Euro ou Mundial.
O amor/dedicação por Portugal permanece depois de campeonatos de Futebol? Só se for quando se diz que isto não vai para a frente, que o governo é assim e assado, que não saímos da crise e os impostos só aumentam.
Depois há ainda outro "problema" a apontar: o ego sobe demasiado, partimos com a ideia de campeões e... (como aconteceu com os sub-21): marca-se um golo e não se consegue ganhar nenhum jogo. Precisa-se de MODÉSTIA!

do Lat. modestia
s. f.,
qualidade de modesto;
ausência de vaidade, de ostentação, de luxo;
simplicidade e moderação.
Não estou com isto a dizer que não devemos torcer pela nossa equipa, apenas alertar para o facto de não vivermos só de Futebol. Para não nos esquecermos que somos portugueses (e que o gostamos de o ser) mesmo quando não há jogos.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Querida Sara,

Não posso deixar de concordar que esta loucura que é o futebol afecta tudo e todos!

Isso lembra-me o episópio fantástico que ocorreu durante o Euro: o Presidente da República dissolve o Parlamento, ao que o povo português reage: Viva estamos na final do Europeu...somos os melhores, enfim!

Beijinhos
Joana

3:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home